Casa Light Steel Frame

Casa de Steel Framing, sua construção rápida, limpa e barata

Você está construindo ou reformando sua casa e está pensando em apostar no Light Steel Frame, mas ainda não tem certeza se essa é a decisão correta? Então chegou ao lugar certo! Aqui, vamos falar tudo o que você precisa saber sobre o Light Steel Frame (Norma ABNT NBR 15253:2014).

O termo que vem da língua inglesa se refere a um modo da construção civil, que é conhecido por construção seca, já que dispensa o uso de tijolos e massa ligante, como o cimento ou concreto. Nesse estilo de construção, as paredes são construídas a partir de uma estrutura de aço que forma todo o esqueleto da casa. Depois de pronta, essa estrutura é preenchida por painéis/ placas que formam as paredes.

O Light Steel Frame é um sistema construtivo estrutural a seco que se caracteriza pela utilização de perfis de aço, que permitem, em conjunto com placas estruturais, realizar construções mais leves e tão resistentes quanto as de alvenaria, capazes de suportar as cargas da edificação de forma eficiente e segura. Ele já é muito utilizado no exterior, e seu uso no Brasil vem crescendo nos últimos anos. Isso se deve às muitas vantagens do sistema, como a facilidade e rapidez na montagem, obras com menos entulho, flexibilidade para utilização de acabamentos, maior conforto térmico e acústico, entre outros.

Steel frame x Drywall

Placa Drywall

Não é rara a confusão entre Light Steel Frame e Drywall, mas esses são sistemas diferentes! As placas utilizadas na estrutura de aço não são Drywall, e apesar de serem parecidas, há diferenças entre esses dois modos de construção e placas de revestimento para paredes.

No caso da construção com estrutura de aço, a obra é mais resistente e as placas podem ser utilizadas até mesmo em ambientes externos sem sofrerem danos com a umidade e chuva.

Vantagens

Vantagens de utilizar Light Steel Framing

Resistência: a base estrutural em aço é muito resistente e essa é uma grande vantagem da construção Light Steel Frame.

Limpeza da obra: ao contrário das obras tradicionais com blocos e cimento, a obra feita a partir da estrutura de aço é super limpa e não gera poeira e resíduos, como uma construção tradicional; e por isso ganha o nome de construção seca.

Reparos e manutenção: depois da casa pronta não é rara a necessidade de fazer reparos nas instalações elétricas e hidráulicas, e no caso das tradicionais construções há quebra-quebra e muita poeira. Já no estilo Light Steel Frame, o local que necessita de reparo é recortado sem gerar poeira, o problema é facilmente solucionado e depois as placas da parede são substituídas.

Rapidez na obra: uma característica das obras tradicionais é o tempo prolongado que elas costumam durar, e no caso da construção com estruturas de aço esse tempo é reduzido, e o resultado é que uma obra ao estilo Light Steel Frame dura em cerca 1/3 do tempo de uma obra tradicional.

Reduz custo da fundação: como a obra é mais leve que uma estrutura tradicional de tijolos e concreto, a fundação precisa ser menos reforçada e isso faz com que haja economia nessa primeira etapa da obra, que é a fundação.

Ganho de área: como as paredes da estrutura de aço são menos espessas que as paredes de alvenaria, há um ganho de área entre 4 e 5% na construção total.

Reduz desperdícios: as estruturas de aço que darão forma ao projeto são fabricadas previamente de acordo com as necessidades do projeto, e apenas montadas na obra, pulando várias etapas de uma obra tradicional e evitando o desperdício de materiais, o que resulta em uma redução de custos.

Durabilidade: a estrutura de aço usada na montagem do projeto é super resistente e isso reflete na durabilidade da residência, que pode passar de séculos. E isso se comprova por casas americanas que usam essa mesma estrutura e já estão de pé há mais de 300 anos.

Paredes prontas: as placas instaladas sobre a estrutura de aço já são lisas e prontas para receberem o acabamento final, como a pintura, o que dispensa todas as etapas como rebocar, alisar e lixar as paredes.

Vamos Construir! Acompanhe o passo a passo e veja como é rápido e fácil.

Custo / Preço m²

O custo ainda é um dos pontos desfavoráveis do sistema de construção Light Steel Frame, já que o sistema custa, em média, 5% a 15% (dependendo da região) a mais que uma construção tradicional em alvenaria.

Porém a grande diferença é no tempo de construção, pois a alta tecnologia empregada, a redução no uso da mão de obra e os materiais industrializados possibilitam que a obra seja finalizada até seis vezes mais rápido do que uma construção de alvenaria

Agora que você já conhece mais sobre Light Steel Frame e sabe todas as características, vantagens e desvantagens desse tipo de obra, já pode considerar uma alternativa para seu projeto de sua obra com um sistema resistente e inovador no Brasil.

O Sistema de Construção a Seco Light Steel Frame obteve o DATEC – Documento de Avaliação Técnica, nº 14, emitido pelo Ministério das Cidades por meio do SINAT – Sistema Nacional de Avaliação Técnica. Com esse documento, o sistema construtivo pode ser utilizado em obras financiadas pela Caixa Econômica Federal, principalmente as do Programa Minha Casa Minha Vida.

Vamos Construir, para maiores informações sobre valores ou estruturação de seu projeto, clique AQUI e envie-nos uma solicitação de orçamento e em breve entraremos em contato para fornecer e indicar a melhor solução para seu projeto.