FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO COM CORREÇÃO PELO IPCA CHEGA AO MERCADO

FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO COM CORREÇÃO PELO IPCA CHEGA AO MERCADO

A variação de valores do IPCA afetará diretamente a correção de juros do consumidor final

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é um índice mensurado pelo Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE), que afeta várias situações do dia a dia dos consumidores e é medido mês a mês. Além dos investimentos, sua atuação impacta diretamente os valores dos itens de necessidades básicas. Para isso, são calculados os gastos com saúde, moradia, alimentação, educação, transporte, vestuário, entre outros gastos com comunicação e despesas pessoais de famílias com renda entre 1 e 40 salários mínimos, tendo como base 9 regiões metropolitanas do país.

A Caixa Econômica Federal disponibilizou recentemente a nova linha de financiamento para a aquisição de imóveis residenciais. De acordo com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), quem optar por esta modalidade terá o reajuste de seu saldo devedor feito pelo IPCA, acrescido de juros entre 2,95% e 4,95% ao ano, seguindo as seguintes condições: prazo máximo de 360 meses; e, quota máxima de financiamento de 80% para contratos de financiamento habitacional com atualização pelo indexador IPCA.

Desafios do mercado de crédito imobiliário no Brasil

Para José Carlos Martins, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), a transição do indexador da prestação do crédito imobiliário – da Taxa Referencial (TR), que não tem a confiança dos investidores para o Índice de Preços, deve favorecer o mercado: “Os grandes desafios do mercado de crédito imobiliário no Brasil são suprir de recursos à demanda e criar um mercado competitivo na concessão do crédito. A medida está aderente a esses pontos”, destaca. Por garantir a confiança dos investidores, ela irá:

Desafios do mercado de crédito imobiliário no Brasil

  • Atrair mais recursos para o financiamento;
  • Aumentar a concorrência entre agentes financeiros,
  • Criar um mercado de recebíveis secundário, atuante, que possa suprir o setor com o volume de recursos necessários ao seu crescimento.

A variação de valores do IPCA afeta diretamente o consumidor final que pode sofrer com a incidência dos altos índices de produtos e serviços que, provavelmente, sofrerão um reajuste de preço ficando mais caros quando o índice sobe. Se o índice do IPCA está diminuindo, quer dizer que os preços subiram menos quando comparados ao mês anterior, e não que caíram. Por isso, acontece a chamada deflação, o que indica uma redução nos preços.

Além disso, a variação do índice do IPCA pode afetar também os investimentos porque existem alguns títulos que são remunerados baseados nesse valor reajustado. Por isso, é fundamental ter em vista qual é o cenário atual do mercado e qual o melhor investimento a níveis de rentabilidade.

Mais competitividade na economia

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é atualmente a principal fonte de recursos de financiamentos dos projetos de habitação social e o que acontece é que ele está cada vez mais escasso “A atualização por Índice de Preços estimula o apetite para esses agentes comprarem os papéis. Este movimento estimula a criação de companhias hipotecárias para participar do negócio”, destaca Martins em documento divulgado recentemente pela CBIC.

Mais competitividade na economia

Ainda de acordo com ele, a Caixa foi inovadora ao lançar a nova modalidade e nisso outros agentes financeiros podem seguir e começar a operar da mesma forma, o que pode gerar mais concorrência tornando a economia do país mais competitiva e pujante porque o comprador /consumidor/cidadão terá a opção de escolher o que é melhor para si. “Muitos criticam esta mudança por causa do risco de aumento futuro de inflação, mas se esquecem que se ela ocorrer aos níveis de décadas passadas, nenhum sistema financeiro de longo prazo fica de pé”, opina.

O que acha dessa modalidade de crédito? Compartilhe suas experiências, nas redes sociais e marque o perfil da Hexo Engenharia e Arquitetura no Facebook ou Instagram!

Gostou deste artigo? Então curta e compartilhe com os seus amigos nas redes sociais! Agradecemos pela leitura e até a próxima!